Cruijff lado B

O mundo o reverenciou pelo que fez por Ajax, Barcelona e Holanda, mas a carreira de Cruijff também ficou marcada pelo período no futebol alternativo.

Johan Cruijff é quase sinônimo de futebol, um dos maiores símbolos do desporto na história. O holandês, ídolo do Barcelona e Ajax e líder do grande time nacional de 1974, morreu em 2016 deixando um legado impressionante. Nas duas equipes, Cruyff passou quase quinze anos de sua carreira. Até que em 1978, insatisfeito com a diretoria do Barcelona e, segundo rumores, contrário ao regime franquista que não aceitava que jogadores se denominassem catalães, o holandês pôs fim à sua (primeira) trajetória na Espanha.

Johan voltou a entrar em campo apenas no fim daquele ano, para jogar um amistoso com a camisa do Ajax, onde levou sonoros 8 a 1 do Bayern Munique. Aos 30 anos, então, ele resolveu explorar o lado alternativo do futebol e seguir o mesmo caminho de outras grandes estrelas do futebol: os Estados Unidos.

Os primeiros rumores davam conta de que o New York Cosmos seria o clube de destino – onde ele realizou um jogo-exibição contra uma seleção dos melhores da Copa de 1978 –, porém as negociações não avançaram e o Los Angeles Aztecs conseguiu levá-lo à NASL. Naquela temporada, Cruijff estreou com dois gols e, durante o decorrer dos outros 22 jogos, fez mais onze e deu dezesseis assistências. Os Aztecs terminaram na segunda colocação da Divisão Oeste da Conferência Nacional e se classificaram para os playoffs. Nas quartas de final da conferência, duas vitórias sobre o Washington Diplomats (3 a 1 e 4 a 3), mas parou nas semifinais contra o Vancouver Whitecaps, campeão daquela temporada. Mesmo sem o título, se fez presente na seleção da liga e foi escolhido como Jogador Mais Valioso da temporada.

Apesar da boa campanha, Cruijff não continuou no Aztecs e acertou com o Washington Diplomats, clube o qual eliminara em 1979. Durante a época, ficou com o segundo lugar da Divisão Leste da Conferência Nacional, conquistou uma vaga na NASL All-Stars, mas não conseguiu passar da primeira fase dos playoffs, derrotado duas vezes pelo Seattle Sounders. Com a camisa 14, fez dez gols e deu vinte assistências em 25 partidas. Ele chegou a jogar a temporada de 1981 pelo time da capital estadunidense, com cinco jogos e dois gols, mas problemas financeiros fizeram com que não se pudesse pagar a Cruijff o que havia sido acordado. Johan voltou então à Europa.

No Velho Continente, as notícias foram muitas sobre o que Jopie iria fazer. Primeiramente, ele aceitou participar de um amistoso defendendo o FC Dordrecht, que enfrentaria o Chelsea em Stamford Bridge. Da Alemanha, os boatos diziam que o Hamburgo e o Bayern Munique se interessavam, mas o país deixara marcas em Cruijff, pela derrota inesperada de 1974, e ele nem pensou na hipótese. O Arsenal se mostrou interessado.

O Leicester City também se empolgou com a possibilidade de tê-lo na equipe, que vinha de campanha ruim na primeira divisão, lutando contra o rebaixamento. Os dirigentes ofereceram quatro mil libras por jogo, em um contrato de onze partidas, após muitos cálculos. A notícia se espalhou no dia 25 de fevereiro de 1981. Jock Wallace, treinador dos Foxes, já o esperava para o jogo contra o então detentor do título, o Nottingham Forest. O discurso era que o jogador que faltava havia chegado para passar tranquilidade e experiência para o elenco, mas, nesse meio tempo, o holandês pousou no aeroporto de Valencia: o Levante era o seu novo clube. O Leicester de Jock empatou com o Forest, 1 a 1, e acabou rebaixado naquela temporada.

A agremiação valenciana estava na segunda divisão espanhola, com possibilidades reais de acesso, porém o contrato oferecido era mais lucrativo, com pagamento fixo, promoções e participação na receita de bilheteria. “Assinei com o Levante e não me importa que a equipe jogue a segunda divisão. As negociações que mantivemos por um mês foram concluídas de forma satisfatória para todos. É verdade, estar em uma segunda divisão é um pouco estranho para um jogador como eu, mas minha vida não é apenas dinheiro ou prestígio”, explicou ao voltar para a Espanha. Johan fez dois gols em dez jogos, números que se justificavam por problemas com o treinador e pela má forma devido a lesões. Após a estreia, os Granotes conquistaram apenas duas vitórias e ficaram longe do acesso faltando três jogos. Na última partida, contra o Barakaldo, o holandês estava presente na arquibancada e foi vaiado pelas duas torcidas. Os valores combinados na negociação não foram pagos no total e Cruijff deixou o Levante em maio de 1981.

Ele retornou a Holanda, onde defendeu o novamente Ajax e o Feyenoord! Após se aposentar no arquirrival do Ajax, treinou o Ajax e o Barcelona, além da seleção da Catalunha. Deixou saudades, claro, onde foi ídolo renomado e prestigiado, mas também em Los Angeles, Washington, Valencia e Roterdã, onde viveu seu lado b.