Foi ele

Pim Mulier, o destaque no surgimento do futebol nos Países Baixos

Cada país tem o seu “mito fundador” do futebol. É claro que há outras histórias sobre a primeira vez em que uma bola foi chutada em direção ao gol, mas existe sempre uma versão que acaba ganhando corpo, importância, ares de verdade inquestionável. Na Holanda, o protagonista dessa história é também o protagonista no surgimento de outras modalidades no país: Willem Johan Herman Mulier, “Pim” Mulier (1865-1954).

Até por esse destaque no cenário esportivo holandês, Mulier ganhou mais preponderância em relação a outros nomes fundamentais no surgimento do futebol – como Hartog “Han” Hollander (1886-1943), divulgador maciço do ludopédio, considerado o primeiro narrador esportivo do rádio neerlandês. Ainda assim, a influência de Mulier nos esportes nacionais era um álibi difícil de ser superado. Até porque, o futebol estava em sua vida desde o começo. O futebol e o atletismo.

Durante sua infância, morando na cidade de Haarlem, Mulier tanto praticava o atletismo quanto o futebol, pelo qual se apaixonou ainda cedo, nas cidades de Noordwijk e Oostende. Chegou a ensinar as regras do jogo aos amigos da vizinhança, recebidas num livro proveniente da Inglaterra. Com relação ao atletismo, participou da primeira competição da modalidade nos Países Baixos, em 1878 – e a venceu.

A influência de Mulier na disseminação do futebol na Holanda foi tamanha que se acreditou, por muito tempo, que ele teria fundado a primeira agremiação da modalidade no país – o HFC (Haarlemsche Football Club – hoje no amadorismo, como Koninklijke HFC), que teria surgido em 1879. Não foi bem assim: o HFC surgiu em 1882, sem a presença de Mulier, e no começo era um clube de rugby, só adotando o futebol em 1883. Ainda assim, continuou com o pioneirismo da modalidade. E Mulier, se não fundara, incentivara a modalidade.

Continuou fazendo isso mais vezes, com mais esportes: viajou à Inglaterra para estudos e adquiriu conhecimento de modalidades como tênis e hóquei. Bastou: foi retornar ao país natal para, em 1884, criar o primeiro clube de tênis da Holanda. Em 1886, sua prodigiosidade na divulgação do esporte chegou à vizinha Alemanha: Mulier organizou a primeira partida de futebol dentro das fronteiras alemãs. Em 1888, até o primeiro veículo esportivo de imprensa teve seus dedos e seus textos: “Het Sportblad”.

Àquela altura, Mulier já estava até mais relacionado ao atletismo do que ao futebol. Ainda assim, o esporte seguia próximo de seus planos. Tanto que, quando Mulier fundou a federação holandesa, em 8 de dezembro de 1889, ela tinha como sigla NVAB – Nederland Voetbal en Atletiek Bond (Federação Holandesa de Futebol e Atletismo, em português).

A separação só se daria em 1896, quando foi fundada a atual KNVB (Koninklijke Nederland Voetbal Bond). A partir deste momento, Pim Mulier focou mais o atletismo. Sem problemas: já tinha se estabelecido como a cara da versão mais aceita sobre o surgimento do futebol nos Países Baixos.